quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Sexismo?

Estava eu assistindo o Vamos Combinar seu estilo nessa segunda feira, quando de repente no meio dos comerciais me aparece uma propaganda nova da Hope, falando sobre a quinzena do sutiã. Até aí lindo né? Curto a Hope acho que a marca tem muito bom gosto e qualidade, produção da propaganda bonita, sutiãs bonitos, modelos lindas... mas quem foi a pessoa que escreveu/aprovou o texto dessa propaganda?

Pra quem ainda não viu, dá um ligue:

Começa com "Faça ele desligar a tv na hora do futebol", tá, ha ha engraçadinho, que mulher num prefere ganhar atenção do boy quando tem jogo? Daí segue com "Ganhe todas as DRs", aí eu já fique meio wow, tenho medo de pra onde isso está caminhando. E o momento ápice da propaganda manda a seguinte frase pra finalizar: "Seja pedida em casamento".

"Seja pedida em casamento"? Sério mesmo?

Em pleno 2013 ter que aguentar uma propaganda feita para o público feminino, que tem como argumento chave na venda de um produto que você vai arranjar um homem, se consumir esse produto, é o fim.

E pra não falar que a gente só reclama da vida ficam algumas sugestões pra uma próxima propaganda: Que tal, "Tire aquele dia de folga e se dê um presente", "Sinta-se sexy consigo mesma e os outros notarão", "Invista em você", qualquer coisa que não seja simplesmente "Agarre aquele homem e não morra solteira!"
Eu nem acho um problema a questão da sedução, afinal lingerie também pode ter essa característica super bem vinda, mas por que tem que ser direcionada pra ele? Por que não pode deixar em aberto a questão do gênero? Mulheres não podem seduzir outras mulheres? Não podem seduzir a si mesmas?

Criticar propaganda de cerveja já até perdeu a graça, mas perceber esse machismo em propagandas femininas exige um pouco mais de esforço. Francamente me chocou essa propaganda, principalmente vindo de uma marca que fala diretamente pra mulheres e que tem uma abordagem bacana de apresentar seus produtos e ensinar como usá-los (vídeos Hope Ensina por exemplo). Daí eu lembrei de uma coleção mais antiga deles com a Gisele Bündchen que ensinava a dar más notícias pro parceiro usando lingerie que ele nem ia perceber o conteúdo da mensagem. Existe humor em brincar com esses clichês? Até tem, mas é assim que a gente quer continuar se projetando?

Vale lembrar que isso não fica longe das propagandas do começo do século XX, se você não está recordando dê uma refrescada na memória. São muitas décadas de sexismo, racismo e pura falta de noção. Já tá mais do que na hora de deixar esse tipo de publicidade no passado não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário