quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

MEI

Desde 2008 tem um programa muito bacana para pessoas físicas que desejam ter uma empresa.
Existe uma série de regras para abrir uma empresa, taxas a serem pagas, etc. Porém muitas pessoas não se enquadram num perfil de uma grande empresa e é aí que entra o programa MEI - Microempreendedor Individual.

O MEI é indicado para pessoas que trabalham por conta própria com um faturamento anual de no máximo 60mil reais e quer se legalizar como pequeno empresário.
Eu fiz meu há alguns meses porque fiz um trabalho que precisava emitir nota fiscal mas não sabia como. Alguns municípios, Campinas por exemplo, emitem notas avulsas mas só para serviços prestados para empresas que não são da cidade, daí eu precisei correr atrás de uma solução e acabei me formalizando como microempreendedora.

Tendo sua empresa formalizada por esse programa além de ter direito a um CNPJ e emitir notas fiscais, tem uma porção de isenção de taxas que só as empresas maiores são obrigadas a  pagar e você pode até ter um funcionário. Só precisa pagar o INNS, ISS e/ou ICMS, que por mês dá menos de 50 reais. Nisso você já está garantindo sua aposentadoria, fica totalmente legalizado e ainda pode ter salário maternidade, aposentadoria por invalidez, etc. Tem tudo explicadinho na cartilha Sebrae, numa linguagem bem simples. O lance é que você tem que se enquadrar em uma das várias profissões que esse programa atende, felizmente pra quem é da área de beleza dá super certo! Mas dá uma olhada lá, tem desde abatedor de aves até vinagreiro.

E se tudo isso for super novo pra você não se desespere, o Portal do Empreendedor também tem uma pancada de informações e você ainda pode entrar em contato com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) que oferece consultoria de empresas, palestras e cursos presenciais ou à distancia para ajudar a crescer e melhorar seu negócio. Além da super boa vontade dos atendentes em te ajudar, grande parte desse serviço é gratuito,

Hoje eu fui pela primeira vez em uma palestra deles e gostei muito! E gente, é praticamente tudo gratis, é só ligar e se inscrever, mais fácil que isso não fica né?



Um comentário:

  1. Adorei essa dica! Precisava mesmo me informar sobre isso.

    bjs de Filipinas,
    Gabi Barbará
    Barbaridades!

    ResponderExcluir