quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Giverny

Se tiver a sorte de passar mais de 3 dias em Paris e tiver tempo de conhecer um pouco os arredores (além de Versailles) de uma passadinha em Giverny. A encantadora cidadezinha onde Claude Monet morou e pintou vários quadros maravilhosos. E sim, é lá que está o famoso jardim!

Quando você for procurar sua passagem de trem pela SNCF não se irrite quando não encontrar o trem direto para Giverny, você deve procurar pela cidade de Vernon, que é coladinha com Giverny. E não se esqueça de verificar possíveis reduções na tarifa do trem, dependendo da sua idade e número de pessoas.

Chegando em Vernon é tudo bem sinalizado para chegar na casa do Monet, daí existem 3 opções: Pegar a Navette até Giverny (vulgo Busão), que vai sair quase uns 10 euros ida e volta até a estação, ir a pé ou alugar uma bicicleta. Recomendo fortemente a bicicleta! O aluguel dela sai por volta de 14 euros, no meu caso como eu estava num grupo de 4 pessoas o senhorzinho fez um desconto e saiu cada uma por 10, que é praticamente o mesmo preço do ônibus e você acaba levando duas vantagens: Ver mais da cidade e da paisagem que é muito mais agradável pedalando e não ficar dependendo dos horários dos ônibus.



O senhorzinho das bikes vai te dar um mapinha e as direções, mas é muito simples e tem mais placas pelo caminho. Chegando em Giverny você estaciona a bike na porta de entrada da casa e compra seu ingresso. Tem meia para estudantes.

Aproveite ao máximo! O jardim é muito lindo e bem cuidado. Tem que ter um pouquinho de paciência para fazer as fotos porque todo mundo quer a foto na ponte e perto das ninféias. E não, não pode fazer piquenique no jardim e nem tirar fotos da parte de dentro da casa.

Se você for cedo pra lá ainda vai ter a tarde toda pra aproveitar e ver as outras opções turísticas da cidade, como a igreja da cidade e o Museu dos Impressionistas, inclusive dá pra comprar o ingresso para o jardim e museu juntos.



E pra hora que der aquela fominha ficam duas dicas: se for fome de beliscar tome o sorvete do carrinho na frente da casa do Monet, é muito bom! E se for fome pra almoço coma no restaurante do museu impressionista. Ele parece meio chique e caro de fora mas eu juro que é o melhor custo benefício pra uma refeição de todos os lugares que eu vi lá. Qualquer lanchinho + porção de batatas, ou café + croissant saem bem caros e você vai continuar com fome, enquanto no restaurante tem muito mais opções que vão sair praticamente pelo mesmo preço e numa apresentação linda demais.

Vou ressaltar ainda algumas informações práticas importantes! 1 - O jardim fecha durante o inverno, mas fica lindíssimo tanto na primavera quanto no outono. 2 - Sempre verifique os horários dos trens, geralmente o tempo entre um e outro é bem considerável. 3 - Se você não é muito ligado nesse tipo de passeio e está indo mais pra acompanhar alguém que quer muito ir fique tranquilo porque é um passeio rápido, mas deixe de ser chato e aproveite porque é lindo demais!



Nenhum comentário:

Postar um comentário