O tema de hoje são pendências no Brasil.
Antes de partir para a França as minhas preocupações eram com: minha conta normal daqui, meu número de telefone, carteira de motorista e a votação.
Bom, sem grandes dramas dessa vez, foi tudo bem mais simples do que os perrengues em Paris.
Então vamos lá!
Conta Corrente
Eu deixei meu cartão de crédito internacional ativo para emergências, mas como não tinha planos de realmente utilizá-lo (por causa das taxas altas etc, é bem mais prático ter sua conta francesa certinha ou o VTM por exemplo) eu fazia alguma movimentação pequena a cada 3 meses pelo menos.
Telefone
Bom essa eu perdi né? Eu achei q seria possível reativar meu número quando chegasse mas num teve como. O chip tem que estar sempre ativo se não número é cancelado mesmo. Fazer o que né? Compra outro número e segue em frente.
Habilitação
Antes de eu partir estava rolando um boato que quem não renovasse a carta até um período x depois do vencimento teria que tirar a carta tudo de novo. Era mentira mas até eu ligar no poupatempo pra ter certeza que não era verdade bateu aquele suspense né? Cheguei aqui com a carteira já vencida marquei um horário no poupatempo, fiquei lá uma hora pra fazer tudo tudinho (impressões digitais, pagamento de taxas, exame médico, etc) e busquei minha habilitação no final do mesmo dia. Eficiência total!
Votação
Esse foi outro rolê que eu achei que ia ser muito mais complicado, mas felizmente não foi. É possível votar do exterior, mas caso prefira justificar o voto é bem simples. O prazo para justificação é de 30 dias a partir do dia da sua chegada, daí você preenche o formulário disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral, pega cópia e original dos documentos exigidos (também indicados na mesma página) e leva tudo no cartório eleitoral de onde você vota. Eles vão te dar um comprovante do pedido e dalí uma ou duas semanas você entra no site do TSE e confere a sua situação eleitoral.
Sem boi né?
Nenhum comentário:
Postar um comentário