sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

A Dificuldade de ter boas Fotos

Um ótimo tópico para posts entre dezembro e janeiro são as retrospectivas.
O problema é ter boas fotos pra mostrá-la.

Se você também for maquiadora ou maquiador vai entender exatamente do que eu estou falando. Alias, se você for qualquer pessoa que trabalha no backstage, mas não é o dono do cartão de memória e nem o melhor amigo do dono, provavelmente você vai acabar sem as fotos também.

Quando estava estudando em Paris as ofertas de trabalho eram bem parecidas com as daqui, "Trabalho de x dias, queremos alguém super profissional pra fazer um trabalho mirabolante, porém nosso orçamento é pequeno, mas todas as fotos serão repassadas e será um incrível adicional para o seu book". Aham, claro.

Tirando que todos querem uma pessoa "super profissional trabalhando de graça" (assunto que eu vou deixar pra um outro dia), se você for novo no ramo, assim como eu, talvez ainda não tenha percebido, mas você provavelmente nunca vai ter essas fotos. Pelo menos não na super resolução do arquivo original, se conseguir pegar uma cópia em resolução pra internet no site de alguém, ou naquela publicação do facebook, dê-se por satisfeito.

Eu perdi a conta de quantas garotas da minha turma estavam enlouquecidas no último mês antes da apresentação dos books ligando para um bizilhão de fotógrafos com quem tinham trabalhado nos últimos meses para conseguirem algumas fotos extras pra apresentar.

O que é mais triste é que por mais que você tenha ganho experiência (e possivelmente dinheiro) com cada trabalho que você faz, é super complicado ter um registro digno do empenho que você colocou naquele dia.
E muitas vezes aquela foto mal feita não só não te traz mais nenhum trabalho como ainda depõe contra você.

Todo mundo sabe a diferença absurda de uma foto de celular e de uma foto profissional, é por isso que existe o instagram, se fosse pra postar fotos sem filtro nenhum a gente num postava nem metade delas. O problema é que fica difícil dizer se a foto é que está ruim ou se é o maquiador que não fez um bom trabalho, então o que é pior? Postar uma foto mais ou média pra manter sua divulgação ativa, ou não postar nada?

Infelizmente eu não tenho grandes soluções a propor sobre esse assunto, continuo aqui, tentando fazer meus registros pessoais com a câmera que tiver na mão, aproveitando ao máximo as condições de iluminação natural, porque nada pior do que aquele flash cortante na cara e mandando mensagens e emails pra tentar recuperar minhas fotos. E fim.









Nenhum comentário:

Postar um comentário