quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Aprendendo a se Vender

Eu nunca fui uma dessas pessoas que tem uma facilidade incrível de se apresentar e de se socializar rapidamente numa festa ou ambiente estranho, então trabalhar como freelance realmente tem me impulsionado pra fora da minha zona de conforto.

Em qualquer negócio fazer aquele esforço a mais em conhecer seu cliente, lembrar do que ele gosta etc, dão bons retornos porque é sempre mais provável que você ligue de novo pra uma pessoa com quem gostou muito de trabalhar, mesmo se o trabalho dela não for master blaster incrível do que um profissional incrível que mal te olhou na cara. Esse desenvolvimento de relação é algo que eu tenho mais facilidade de fazer porque eu costumo lembrar bastante de comentários dos clientes, gosto de mandar algo pela internet que me fez lembrar deles, etc, mas se você tem dificuldade naquele primeiro momento de apresentação, assim como eu, ficam algumas dicas:

A. Não aceite o primeiro não como definitivo. Digamos que você ligue para uma agência/produtora/salão e diz que trabalha com X, daí a secretária/assistente/atendente responde que eles já tem uma pessoa que ofereça esse serviço, diga ok mas é sempre bom saber quem mais está trabalhando na área, de repente pode acontecer de um dia essa pessoa não possa fazer o serviço e daí a empresa sabe quem vai poder chamar para substituí-la. Tente marcar uma reunião para se apresentar e mostrar seu trabalho.

B. Insista em se mostrar presente. É difícil fazer com que as pessoas se lembrem de você antes de aparecer aquele trabalho bacana em que você mostrou do que é capaz, então insista em contatar as pessoas. Mande e-mails, ligue se apresentando, marque reuniões, marque um teste, mostre-se disposto e disponível.

C. Crie mecanismos que exijam respostas. Ao escrever um email não coloque só "meu cv, obrigada", fale brevemente de você, especifique indicações, coloque-se a disposição para eventuais negociações e explicações e tente já colocar alguma pergunta, algo que vá predispor o leitor a responder seu email.

D. Não espere muitas respostas. É muito comum não obter nenhum tipo de resposta aos emails e orçamentos que você enviar. Não desanime, as vezes é até uma boa desculpa pra fazer uma nova ligação perguntando se ela recebeu seus dados, se seria possível marcar um encontro, etc.

E. Seja criativo e proativo. É raro quando aquela oportunidade incrível aparece de bandeja, então seja criativo em imaginar locais e situações em que seus serviços podem ser utilizados, pense em como tornar seu produto uma necessidade.

F. Não subestime o valor do seu serviço. A fim de que sua profissão seja levada a sério e que as pessoas entendam o quanto vale e custa seu trabalho é preciso saber cobrar um valor justo pelos seus serviços. Quando cobra-se muito abaixo da média você está desvalorizando não só o seu trabalho mas o de toda a categoria. E apesar de parecer uma boa lógica cobrar menos para conseguir mais trabalhos, isso só vai atrapalhar você de conseguir pedir mais pelo seu serviço e no final quem realmente ganha é o cliente que teve o serviço muito mais em conta. Os seus gastos não vão diminuir só os lucros.

Eu espero que esses detalhes ajudem vocês a melhorar sua apresentação pessoal e a conseguir mais trabalhos. Estou trabalhando ao máximo nesses aspectos também para impulsionar a minha carreira!
E se você tiver alguma dica que queira compartilhar coloque nos comentários!

Um comentário:

  1. Muito legal essas dicas, Gabriela.
    Tenho já pensado nessas questões há algum tempo.
    Ser empreendedor é um grande desafio de transformação pessoal, a gente não pode se deixar encartar pelo que parece fácil, temos que nos concentrar no que é consistente, ou seja, eu sempre penso que mais importante que ter muito clientes, é ter clientes leais e duradouros.
    Abraços e parabéns pelo post

    ResponderExcluir