Vamos falar de coisa boa agora? Fica aí uma listinha de boas dicas pra quem está indo pra Paris
P/ MORAR
1- Grupo Apeb do yahoo groups - Tem toooodo tipo de dicas sobre vistos, banco, vida em paris, convite para eventos culturais e acadêmicos e eventuais anúncios de apartamento, colocation (roomate), venda de móveis, etc. Foi assim que encontrei meu apê
2 - Grupos do facebook do Erasmus (programa de intercâmbio) - Também sempre tem anúncios de apartamentos, colocation, sous location (sublocação), além de MUITOS convites de viagens e festas dos estudantes.
3 - Fique esperto com as agências para encontrar sua futura casa. A taxa deles é bem alta (pelo menos 1 aluguel) e não funcionam igual as imobiliárias daqui. A que eu vi só te dava o telefone do proprietário, todas as transações de dinheiro e contrato era direto com a pessoa, ou seja, se é pra não ter segurança nenhuma pra fazer um acordo eu prefiro não pagar um aluguel inteiro a mais por isso.
4 - Esteja sempre atento com as condições da seguradora do apê. Os imóveis em Paris são muito antigos então basta você estar despreparado que vai estourar aquele cano do seu prédio, do nada sua parede toda vai mofar com seu armário e tudo que tem dentro, o vizinho vai resolver reformar a casa e quebra a sua parede junto e por aí afora. (Esses exemplos não são fictícios!)
5 - Procure saber se você tem direito aos subsídios da CAF que podem aliviar um pouco o valor do seu aluguel.
P/ SE DESLOCAR
1 - Independente de você estar indo para morar ou para fazer turismo em Paris, o cartão de transporte é sempre uma boa idéia, é prático e econômico. Opção A: Turismo - Na mesma máquina onde se compra os tickets do metrô tem uma opção lááá no final do "Navigo Découverte". Ele custa 5 euros e você pode carregá-lo por semana ou mês. Depois que pagar na máquina ela te dá um recibo e você retira o cartão num ponto de informação. (É mais um caso que os funcionários não podem aceitar o dinheiro vivo, como eu já tinha comentado antes, então a máquina faz a intermediação), Depois é só carregar e colocar nome e foto. Agora se você vai ficar menos de uma semana em Paris tem vários outros tickets que podem valer mais a pena, para um final de semana, para jovens... Só uma questão de se informar.
Opção B: Morar - Você pode fazer seu Navigo gratuitamente se tiver seu visto (original) e comprovante de endereço. Leve seus documentos até algum ponto de informação do metrô (em geral das estações maiores) e eles fazem o cartão na hora. Aí tem a opção de carregar por semana, mês ou ano. E se você tiver menos de 26 anos ainda tem a opção do Imagine-R, que é para estudantes. No ponto de informação eles te dão o formulário de inscrição. Com esse plano a tarifa mensal sai bem reduzida e ainda tem um monte de lojas associadas onde você tem desconto nos produtos apresentando sua carterinha Imagine-R.
BONUS: Os planos mensais e anuais do Navigo ainda tem mais uma vantagem bacana, nos finais de semana e feriados você pode circular livremente por todas as zonas da Île de France (zonas 1 a 5), isso inclui várias cidadezinhas interessantes para pequenos passeios.
- E em qualquer um dos planos é possível também comprar uma complementação de zona se por acaso você precisar ir para uma zona fora do seu plano. Porém é só para embarques imediatos.
2 - Trens - Existe a tarifa jovem (até 25 anos) para comprar passagens de trens, que dá uma reduzida no preço. Para quem vai ficar mais tempo tem a carteirinha da SNCF que dá algumas vantagens também.
ESTUDANTES DE ARTES
- Paris foi feita para vocês! (até completar 26 anos pelo menos) Use e abuse da sua carteirinha de estudante em todos os museus e exposições que conseguir. As vezes você dá azar de pegar um funcionário que vai implicar se você não tiver visto mas no geral é pra dar certo. Não paguei pra entrar nenhuma vez no Musée d'Orsay, Versailles, Centre Pompidou (só coleção permanente), etc. Só o Louvre que realmente é bem rígido, se não for morador da união européia não rola. Mas como regra geral na vida, perguntar não ofende, no máximo eles vão bufar e fazer cara de nojo pra você.
Semana que vem eu vou postar algumas dicas de passeio e qualquer dúvida não hesite em enviar para o meu email. Boa semana para todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário