Depois de toda a via sacra do consulado no Brasil chegou a vez da polícia francesa.
Enviei os meus documentos com o tal do formulário que me deram no Brasil (mal xerocado com umas palavras cortadas), direitinho como falava no papel - Recomendo a quem for pra França reservar uma parte do orçamento pra despesas do correio porque você não resolve quase nada vida internet/ telefone/ pessoalmente.
Recebi a resposta um pouco depois com um período de tempo pra me apresentar na OFII (Office Français de l'Immigration et de l'Intégration) com mais documentos X e dava os horários de atendimento (errados em 1h por sinal). Fui o quanto antes lá tentando não perder minhas aulas e como haviam me indicado o horário errado na carta cheguei quase 1h mais cedo. Já tinha um mocinho lá esperando mas ele também estava com cara de que num sabia nada então eu entrei na sala pra pedir informação. As 4 funcionárias que estavam lá quase jogaram coisas em mim pra eu sair da sala porque ainda não estava aberta, bufaram (costume muito francês) eu pedi desculpas e saí.
Bom, uma hora mais tarde já estava rolando uma boa fila de pessoas pra serem atendidas quando chega uma das funcionárias falando que queria 3 filas e explicou pra que era cada coisa. As pessoas saíram quase correndo e daí toda a ordem de chegada se perdeu, depois ela foi passando de um por um pra confirmar se todos tinham o passaporte com o visto. Nesse momento ela viu que meu visto não era de estudante e me mudou pro fim de uma outra fila. Uns 30 minutos depois a moça me chama na mesa dela e fala que meu visto não era o bom visto, que eu deveria ter um visto de estudante. Me deu o endereço do órgão superior deles e mandou eu enviar uma carta (ha que surpresa!) com mais Y documentos e explicar tudo o que aconteceu desde o Brasil.
Mandei a bendita carta já esperando o pior né? Ter que refazer o visto, ter que fazer tudo a distância, sei lá. Na resposta não tinha nenhuma explicação, só a hora/ data pra me apresentar no Ofii pra fazer o exame médico e entregar os selos fiscais no valor do seu visto. - A França tem um lance de não receber dinheiro vivo através de funcionários dos órgãos do governo, então sempre tem uns intermediários, você não chega lá no escritório da Ofii e paga a taxa igual no consulado no Brasil, tem que ir numa Tabac (tabacaria) e comprar os selos (igual de carta mesmo) no valor que você deve pra fazer o visto e é isso que você entrega no dia da sua "entrevista". - mais pra frente vou dar outros exemplos disso. Essa taxa é uma coisa que você não necessariamente vai pensar que é necessária porque se você já pagou taxa no Brasil pra te darem um visto pra que vai ter que fazer outro? Eu também não sei, mas tive que fazer e ganhei outro visto no passaporte (como se um validasse o outro). E nisso pode morrer uma quantidade significativa do seu suado dinheirinho então fique esperto! Quem quiser conferir os valores entre aqui.
No dia da "entrevista" em si nem foi tão ruim, atrasou um pouco mas foi bem menos penoso do que eu imaginei. Você chega lá, eles vão chamando pelo nome pra fazer exame médico (raio-x do pulmão e conversar com o médico), inclusive o médico que me atendeu era super simpático! E depois entrega os selinhos, a moça cola o visto no passaporte e tanaann! Acabou! No meu caso isso foi no final de novembro, sendo que comecei o processo final de setembro.
Enfim, só queria dar uma perspectiva real do que esperar desse processo todo e contar como foi minha experiência. A França é ótima, o Brasil também, mas lidar com consulados e afins não é nem um pouco.
Da próxima vez eu prometo que vou falar de coisas mais bacanas e interessantes de se fazer na França!
E se você vai enfrentar esse processo todo ae, força e boa sorte!
Nenhum comentário:
Postar um comentário