Depois do momento lindo em que você decidiu fazer escola de maquiagem vem a primeira dose de realidade, como fazer chegar na França? e legalmente!
A pessoa então vai no site do Consulado da França procurar informações sobre o procedimento do visto, já que para ficar mais de 3 meses na europa é obrigatório ter um visto. A primeira hipótese foi: estou indo para estudar, logo visto de estudante. Só que nunca é tão simples como parece né?
Já estava preenchendo formulários online no Campus France, órgão que faz a documentação para estudantes na França, quando encontrei alguns campos que não estavam muito claros pra mim, então liguei lá para tirar dúvidas. Acabei descobrindo que eles não pudiam aceitar a escola que eu tinha escolhido na França por não ser uma "instituição de ensino reconhecida", ou seja, não era uma universidade. Me indicaram fazer o procedimento de Visto de Visitante de Longa Duração.
Voltei ao site do consulado para procurar o tal do visto e descobri que tem uma enorme variedade de tipos de vistos possíveis, dentre eles o tal do visitante de longa duração com uma lista considerável de documentos exigidos. Entre eles estavam pelo menos 2 que eu não fazia a menor ideia do que fossem, então liguei para pedir informações porque o e-mail deles não dava resposta nunca (porque estava marcado errado).
Descobri que a lista de documentos do site estava desatualizada há anos e vários documentos tinham mudado. E depois de ligar mais umas 3 vezes pedindo novas informações (do tipo, ok vocês querem uma carta motivacional em francês, mas a carta da declaração de sei lá o que tem que ser em francês também ou não? etc etc), eles finalmente atualizaram a lista do site.
Bom depois de preencher o formulário, escrever as cartas (que tem modelos bastante específicos porque a França pira numa carta), reunir todos os comprovantes do mundo, comprar passagem, seguro saúde e tirar cópia de todos os documentos pessoais você pode agendar via internet o dia para entregar os documentos no consulado mais próximo.
OBS: Nada realmente garante que você vai conseguir seu visto, então todo o dinheiro investido na sua matrícula, passagem, seguro, reserva de hotel e taxa pra obter o visto é por sua conta e risco.
Quem já teve que passar por um procedimento de visto sabe que não é a experiência mais agradável na vida, as pessoas que te atendem geralmente estão mal humoradas, duvidam dos seus motivos, procuram falhas no seu dossiê e honestamente tem muita má vontade em te dar informações sobre qualquer coisa.
Além de tudo isso eu tive o desprazer de ouvir coisas como: " Mas você é muito nova pra pedir esse visto!", "Mas por que você não vai estudar numa universidade que tem a ver com a sua área?", "Por que você não escolhe um curso que vai te dar um diploma?". Enfim, isso entre outras coisas.
DICA 1: Faça sua parte e vá com todos os documentos solicitados e com os que você achar que eles possam eventualmente pedir.
DICA 2: Fique calmo, não perca a razão por mais descabidas que sejam as perguntas que eles façam porque no final das contas são eles que vão processar o seu dossiê, então péssima ideia ser mal educado.
Terrorismo a parte dos funcionários se você levar tudo bonitinho não há motivo pra se preocupar. Em aproximadamente 15 dias você pega seu passaporte de volta com um visto bonitinho colado nele e no meu caso, um novo formulário pra entregar na Polícia Francesa assim que chegasse, mas essa parte fica pro próximo capítulo.
Bom saber que nem tudo são flores mesmo, gabi!
ResponderExcluirPretendo ir pra França no meio do próximo ano e com certeza terei que passar por isso que você passou também.
Vou voltar aqui pra ver esse post e também te escrever pra você me dar dicas pontuais!
Bjos!!!