quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Aprendendo a se Vender

Eu nunca fui uma dessas pessoas que tem uma facilidade incrível de se apresentar e de se socializar rapidamente numa festa ou ambiente estranho, então trabalhar como freelance realmente tem me impulsionado pra fora da minha zona de conforto.

Em qualquer negócio fazer aquele esforço a mais em conhecer seu cliente, lembrar do que ele gosta etc, dão bons retornos porque é sempre mais provável que você ligue de novo pra uma pessoa com quem gostou muito de trabalhar, mesmo se o trabalho dela não for master blaster incrível do que um profissional incrível que mal te olhou na cara. Esse desenvolvimento de relação é algo que eu tenho mais facilidade de fazer porque eu costumo lembrar bastante de comentários dos clientes, gosto de mandar algo pela internet que me fez lembrar deles, etc, mas se você tem dificuldade naquele primeiro momento de apresentação, assim como eu, ficam algumas dicas:

A. Não aceite o primeiro não como definitivo. Digamos que você ligue para uma agência/produtora/salão e diz que trabalha com X, daí a secretária/assistente/atendente responde que eles já tem uma pessoa que ofereça esse serviço, diga ok mas é sempre bom saber quem mais está trabalhando na área, de repente pode acontecer de um dia essa pessoa não possa fazer o serviço e daí a empresa sabe quem vai poder chamar para substituí-la. Tente marcar uma reunião para se apresentar e mostrar seu trabalho.

B. Insista em se mostrar presente. É difícil fazer com que as pessoas se lembrem de você antes de aparecer aquele trabalho bacana em que você mostrou do que é capaz, então insista em contatar as pessoas. Mande e-mails, ligue se apresentando, marque reuniões, marque um teste, mostre-se disposto e disponível.

C. Crie mecanismos que exijam respostas. Ao escrever um email não coloque só "meu cv, obrigada", fale brevemente de você, especifique indicações, coloque-se a disposição para eventuais negociações e explicações e tente já colocar alguma pergunta, algo que vá predispor o leitor a responder seu email.

D. Não espere muitas respostas. É muito comum não obter nenhum tipo de resposta aos emails e orçamentos que você enviar. Não desanime, as vezes é até uma boa desculpa pra fazer uma nova ligação perguntando se ela recebeu seus dados, se seria possível marcar um encontro, etc.

E. Seja criativo e proativo. É raro quando aquela oportunidade incrível aparece de bandeja, então seja criativo em imaginar locais e situações em que seus serviços podem ser utilizados, pense em como tornar seu produto uma necessidade.

F. Não subestime o valor do seu serviço. A fim de que sua profissão seja levada a sério e que as pessoas entendam o quanto vale e custa seu trabalho é preciso saber cobrar um valor justo pelos seus serviços. Quando cobra-se muito abaixo da média você está desvalorizando não só o seu trabalho mas o de toda a categoria. E apesar de parecer uma boa lógica cobrar menos para conseguir mais trabalhos, isso só vai atrapalhar você de conseguir pedir mais pelo seu serviço e no final quem realmente ganha é o cliente que teve o serviço muito mais em conta. Os seus gastos não vão diminuir só os lucros.

Eu espero que esses detalhes ajudem vocês a melhorar sua apresentação pessoal e a conseguir mais trabalhos. Estou trabalhando ao máximo nesses aspectos também para impulsionar a minha carreira!
E se você tiver alguma dica que queira compartilhar coloque nos comentários!

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Um Incentivo!

Algumas semanas atrás eu estava passando por uma daquelas fases de puro desânimo que todo mundo tem. Sabe aquela que você não consegue nem lembrar do que tem de importante pra fazer e só fica em casa caçando alguma coisa pra fazer? Pois é, tive minha mini crise, mas com muito apoio emocional passou!

Uma das coisas que me ajudou muito a me motivar e a me organizar foram alguns vídeos que uma amiga de Paris me passou. Como fizemos a escola juntas acaba que estamos passando por um monte de coisas parecidas então foi bem bacana ter tido essa troca, obrigada Emma!

Mesmo sendo vídeos mais voltados pra maquiagem essas estratégias que eles mostram são úteis pra qualquer pessoa que está procurando trabalho ou desenvolvendo seu próprio negócio.


Esse primeiro é da Lisa Joy Young, ela faz pintura facial para um grupo chamado FABA, que faz animações com pinturas artísticas. O FABA faz parte da Silly Farm que fabrica muitos produtos para pintura artística.
É uma série de 3 vídeos que falam mais especificamente de como começar seu negócio de pintura facial, como cobrar, etc. E ela é super simpática!


Ainda no grupo da FABA, tem esse vídeo com a Heather Green que discute estratégias de como cativar seus clientes e como se organizar para deslanchar na carreira. Tem alguns pontos específicos sobre maquiagem, mas no geral é conhecimento interessante pra qualquer um que esteja começando um negócio.

O último é de um site chamado Make Them Beg (faça-os implorar), e fala sobre personal branding, ou, como tornar seu produto único e super desejado. Para assistir o vídeo completo tem que fazer o login no site, mas é gratuito e super rapidinho. Eu acho esse último um pouco cansativo mas elas discutem pontos interessantes principalmente sobre quanto cobrar pelo seus serviços e esse não tem nada a ver com maquiagem.

Apesar de não serem dicas do outro mundo é sempre bacana lembrar desses detalhes para aperfeiçoar sua apresentação pessoal, seu relacionamento com seus clientes e de como melhorar seu negócio. 

Espero que os vídeos ajudem vocês também!

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Beagles e Coelinhos

Depois do incidente com os beagles do Instituto Royal e da avalanche de imagens no facebook satirizando os manisfestadores que só resgataram os cãezinhos bonitinhos e os ratinhos não, que também são bonitinhos na minha opinião, como não falar desse assunto né?

Comecei a pesquisar o assunto e encontrei esse post do East to West Skincare falando (e muito!) sobre as pesquisas que utilizam testes em animais. Ele é bem longo e super recomendo a leitura, mas pra quem tá com preguiça eu vou dar uma resumida.

Bom, pra começar é impossível você pensar em escala industrial e não pensar em testes de segurança porque se com eles muita coisa ainda já dá errado, imagine sem. Agora imagine a complexidade biológica de um ser vivo e tente achar uma maneira de reproduzir isso.

Não podemos deixar de falar também que o conhecimento é algo que depois de obtido não tem como ser devolvido, ele não pode ser esquecido e o que eu quero dizer com isso é que desde que o mundo é mundo e o ser humano começa a experimentar esses conhecimentos vão se acumulando em maior ou menor escala.
Isso acontece em todos os setores e com todas as substâncias e infelizmente as coisas tem que ser testadas para descobrirmos se são boas ou ruins.

Por isso mesmo as marcas consideradas cruelty free se utilizaram de maneira indireta de testes realizados em animais, mesmo se isso tenha ocorrido há muito tempo. Eu sei que eu já postei coisas sobre produtos verdes e cruelty free e eu acho tudo isso super bacana, mas eu continuo bem cética com esse assunto porque o que um selo na embalagem realmente me garante? Dá paz na consciência ao comprar o produto? Quem me garante que não há um segmento terceirizado na empresa que faz o que quiser independente da política da marca que vai aparecer no produto final?

São coisas a se pensar um pouco antes de sair por aí quebrando laboratórios e fazendo inimigos gratuitamente. Eu sou super a favor de deixar os animaizinhos felizes e longe dos laboratórios mas que não estamos prontos pra isso ainda, é fato.

Outro ponto importante é lembrar que esses pesquisadores não são pessoas malígnas e sádicas que querem torturar bichinhos inocentes, são pessoas que devem ter um estômago muito mais forte que o meu e que estão no caminho de alguma descoberta pra um bem maior, seja na descoberta de novas substâncias, cura de doenças e melhoria de coisas já existentes.



Voltando pro incidente com o Instituto Royal, eu não sei se eles maltrataram ou se deixavam de maltratar os cães, mas simplesmente entrar lá e querer fazer justiça com as próprias mãos foi no mínimo precipitado. Sair pegando cães que você não sabe em que situação de testes/saúde estão e arriscar a si mesmo foi precipitado, ainda por cima comprometendo pesquisas longas e caras que são frutos muitas vezes de uma vida inteira que alguém estava dedicando.

Reforço mais uma vez para que vocês leiam o blog que eu postei logo no começo, é muito instrutivo e vai te fazer entender um pouco mais dessa situação super delicada que precisa ser discutida em níveis um pouco elevados do que simplesmente estar no time de quem gosta de animais e de quem não gosta.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Sem Make

Um dos grandes prazeres da vida é acordar num dia qualquer e se sentir linda!
Com cara amassada, cabelo emaranhado e tudo. Ok, não é todo dia que isso acontece mas é sempre bom quando a gente está se sentindo tão bem consigo mesma que basta lavar o rosto, passar um protetor, pentear o cabelo com os dedos e sair de casa.

Nas últimas 3 semanas eu tenho sentido menos necessidade de me maquiar, percebi isso um dia que eu fui no aniversário de uma amiga usando só um hidratante e um lipbalm e um dia que só tinha passado um tapa de sombra nos olhos e quando estava no carro na metade do caminho bateu a lembrança "OMG esqueci de passar o corretivo!". Se eu me olhei no espelho e num rolou o |alerta olheira|, acho que é porque não estava precisando mesmo né?

O mais legal dessa minha recente percepção é que eu estou voltando a brincar mais com maquiagem, sem pretensões de querer ficar flawless. Estou numa fase de redescobrir o lado divertido de experimentar um formato novo na sombra, cores diferentes, etc. Acho que eu ainda estava um pouco na bitolação de frequentar escola de maquiagem e se sentir na obrigação de nunca aparecer lá sem o mínimo de produtos no rosto. Ninguém nunca cobrou nada de ninguém, mas você sempre quer parecer bonita e bem descansada, principalmente na frente de outros 50 maquiadores.

Faz bem dar-se a oportunidade de experimentar coisas, de repente não precisa de tudo isso de base ou corretivo que você costuma usar, ou você pode descobrir um jeito novo de aplicar a sombra que fica melhor, ou uma cor que te valorize mais, etc.

Dê um pouco mais de crédito pra si mesma e experimente coisas novas, independente de ser um batom novo ou simplesmente não usar nada!




quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Sexismo?

Estava eu assistindo o Vamos Combinar seu estilo nessa segunda feira, quando de repente no meio dos comerciais me aparece uma propaganda nova da Hope, falando sobre a quinzena do sutiã. Até aí lindo né? Curto a Hope acho que a marca tem muito bom gosto e qualidade, produção da propaganda bonita, sutiãs bonitos, modelos lindas... mas quem foi a pessoa que escreveu/aprovou o texto dessa propaganda?

Pra quem ainda não viu, dá um ligue:

Começa com "Faça ele desligar a tv na hora do futebol", tá, ha ha engraçadinho, que mulher num prefere ganhar atenção do boy quando tem jogo? Daí segue com "Ganhe todas as DRs", aí eu já fique meio wow, tenho medo de pra onde isso está caminhando. E o momento ápice da propaganda manda a seguinte frase pra finalizar: "Seja pedida em casamento".

"Seja pedida em casamento"? Sério mesmo?

Em pleno 2013 ter que aguentar uma propaganda feita para o público feminino, que tem como argumento chave na venda de um produto que você vai arranjar um homem, se consumir esse produto, é o fim.

E pra não falar que a gente só reclama da vida ficam algumas sugestões pra uma próxima propaganda: Que tal, "Tire aquele dia de folga e se dê um presente", "Sinta-se sexy consigo mesma e os outros notarão", "Invista em você", qualquer coisa que não seja simplesmente "Agarre aquele homem e não morra solteira!"
Eu nem acho um problema a questão da sedução, afinal lingerie também pode ter essa característica super bem vinda, mas por que tem que ser direcionada pra ele? Por que não pode deixar em aberto a questão do gênero? Mulheres não podem seduzir outras mulheres? Não podem seduzir a si mesmas?

Criticar propaganda de cerveja já até perdeu a graça, mas perceber esse machismo em propagandas femininas exige um pouco mais de esforço. Francamente me chocou essa propaganda, principalmente vindo de uma marca que fala diretamente pra mulheres e que tem uma abordagem bacana de apresentar seus produtos e ensinar como usá-los (vídeos Hope Ensina por exemplo). Daí eu lembrei de uma coleção mais antiga deles com a Gisele Bündchen que ensinava a dar más notícias pro parceiro usando lingerie que ele nem ia perceber o conteúdo da mensagem. Existe humor em brincar com esses clichês? Até tem, mas é assim que a gente quer continuar se projetando?

Vale lembrar que isso não fica longe das propagandas do começo do século XX, se você não está recordando dê uma refrescada na memória. São muitas décadas de sexismo, racismo e pura falta de noção. Já tá mais do que na hora de deixar esse tipo de publicidade no passado não?

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Vida Real

Eu estava hesitando um pouco em escrever sobre esse assunto mas, as vezes quando a gente se vê um pouco sem assunto o melhor é só ser realmente sincero e falar sobre o que está acontecendo de verdade, mesmo que não esteja acontecendo muita coisa.

Estou nessa categoria sabe? Meio tentando fazer as coisas acontecerem, igual metade das pessoas da minha idade que eu conheço. Seria mais legal eu contar mil novidades e novas experiências mas esse post vai ficar pro futuro por enquanto.

Vou contar então sobre o que eu tenho feito. Essa semana eu participei de um evento que está para sempre no meu coração, o FEIA (Festival do Instituto de Artes) na Unicamp, do qual eu tive o prazer de ajudar a organizar enquanto estava na faculdade e agora voltei na condição de oficineira.
Não sei se confere pra quem participou das minhas oficinas mas eu achei que foi super sucesso! Dei uma de maquiagem de palco e base de peruca e uma de auto maquiagem.


Achei o saldo final super positivo, me diverti, aprendi com as meninas e já percebi maneiras de melhorar mais esse tipo de aula.
Fora isso estou pesquisando sobre o DRT, que é um registro profissional para artistas em geral, pra quem trabalha com espetáculos, tv, etc é bem importante de ter. Estou em fase de pesquisa ainda, quando tiver informações completas eu compartilho com vocês. 

E bom... estou tentando a vida igual muita gente por aí né? Trocando contatos, fazendo shootings com amigos, tentando fechar algumas parcerias e buscando conhecer mais sobre o métier, sempre!

Tenho atualizado mais a página do face e agora estou com o portfólio online também. (todos bonitinhos afixados aí em cima no blog).


E é isso gente, vamos caminhando devagar mas sempre pra frente..

Força para todos nós que estamos apenas começando! 





quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Mundo Insano


Nas últimas semanas me deparei com notícias absurdas a respeito do corpo humano. As minas morrendo de anorexia, uns doidos injetando óleo no corpo, outros com complexo com as partes íntimas, gente magra tomando laxante pra ficar "diva", entre outras aberrações de notícia que aparecem todo dia.

Comentei no post de umas semanas atrás que eu to com umas nóias de pele, saúde, mas não no sentido doentio da coisa é só genuína preocupação com saúde. Com toda a experiência que eu tive no último ano morando fora pela primeira vez, principalmente por estar em um país estrangeiro, mais do que nunca eu me preocupei em me cuidar de verdade porque se eu ficasse doente estaria sozinha. Eu me saí melhor do que imaginava, cozinhava quase todo santo dia, procurei manter uma dieta bem balanceada e tentei manter um ritmo de exercícios próximo ao que eu tinha aqui no Brasil.

Bom, depois de um ano de França é claro que eu não voltei igual eu tinha saído. Peso mesmo eu não ganhei muito (apesar de todas as tentações maravilhosas da cozinha francesa), mas voltei com a musculatura bem mais flácida, com uma cifose horrorosa de passar 5 dias por semana (ou mais) maquiando a tarde toda e com vontade de comer tudo o que eu estava com saudade de uma vez só.

Não vou mentir, cheguei aqui muito insatisfeita com o meu corpo (principalmente com a barriguinha), daí um dia eu fui experimentar umas roupas minhas porque eu ia ser madrinha de casamento e queria ver se meus vestidos iam servir. Há! Não serviram. Mas ao mesmo tempo que eu fiquei com raiva que o vestido feito pra mim pra formatura do colégio estava apertadíssimo (tipo ou respira ou usa o vestido) eu me senti mais bonita. E várias pessoas comentaram que eu estava mais bonita.

Depois desse dia comecei a me esforçar mais em ver as coisas com outros olhos, essa coisa de aprender a se aceitar e se gostar mais mesmo. As pessoas tem a tendência em focar em detalhes tão bobos que esquecem de ver a imagem toda. Não é um calinho no nariz que vai te deixar mais bonita ou mais feia. É igual tentar montar um rosto composto de partes "perfeitas" de rostos de outras pessoas, no final vai sair uma coisa horrorosa. Acho engraçado que muitas vezes as pessoas alteram justamente o traço mais original que tinham. (Veja bem, não estou me declarando contra cirurgia plástica tá?)



Olha a Marilyn por exemplo, ela estava longe de ter a tal da barriga negativa (que se você parar pra pensar é um conceito bem absurdo!) e mesmo assim ainda é considerada um dos maiores ícones de beleza e umas das mulheres mais desejadas da história. E mesmo ela sofreu horrores por conta de tentar ser e tentar manter aquela aparência.

Quando vejo propagandas como as da Dove ou da L'Oréal me dá um pouco de esperança que ainda vamos chegar a construir uma indústria fashion e publicitária menos opressiva e que comemore as diferenças.

Eu não acho um problema as pessoas fazerem plásticas, quererem emagrecer, mas me irrita um pouco ter tanta gente insatisfeita com o próprio corpo mas pouca gente com o amor próprio pra se cuidar direito. É por isso que existem tantos produtos " milagrosos" no mercado. Ninguém quer comer melhor e se exercitar mais para emagrecer com saúde, querem um procedimento, um produto, um remédio que as emagreça.
É fácil transferir a responsabilidade de um resultado para médicos e cremes, o difícil é aprender a se aceitar com todas as qualidades e defeitos e ter a determinação pra mudar o que é possível de ser mudado.

Ninguém é perfeito então pra que ser tão duro consigo mesmo?  Indico ainda esse e mais esse textos da Chez Noelle que estão na mesma linha de pensamentos que eu. (Inclusive foi de lá que eu afanei a primeira imagem do post).

E lembre-se, pra aqueles dias que você está se sentindo horrível sempre existe o toque mágico da maquiagem pra dar uma corzinha no rosto e levantar o astral. Não subestime o poder de um bom batom colorido e um rímel pra dar aquele up em menos de 5 minutos.






quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Blogs Favoritos

Tem um tempão já que eu estou querendo fazer um post sobre minhas blogueiras favoritas! Acho importante a gente ter em quem se inspirar e admirar. A listinha que segue aí são das pessoas que eu vejo quase diariamente ou uma vez por semana pelo menos.



1. Pixiwoo - Minhas favoritas de todos os tempos! A Nicola e a Samantha são irmãs e maquiadoras, eu comecei a acompanhar os vídeos delas bem do começo então eu vi toda a evolução que elas tiveram na internet e como se tornaram tão conhecidas. Super me inspiraram a decidir ser maquiadora. Canal no tubo





2. Lisa Eldridge - Eu costumo ver os vídeos dela quando eu to a fim de ver alguém muito profissa sabe? O esquema de estúdio e edição de vídeo dela tem aquela cara de limpo e muito respeitável, além do jeito meigo dela de conversar e ensinar. Acho que ela é um ótimo exemplo em postura de maquiadora. Canal no tubo



3. Julia Petit - Ai nem precisa falar muito né? Musa forever, pessoa descomplicada do jeito que eu gosto! To adorando a participação dela no Vamos Combinar seu Estilo junto com a Mariana Weineck, achei ainda mais bacana do que o Base Aliada. Canal no tubo


4. Vic Ceridono - Outra fófis aqui no circuito brazuca. Sempre se esforçando pra manter presença mesmo com as mil viagens e compromissos e ainda mostrando um monte de coisas bacanas dos backstages. (E sempre fazendo aquele listona super detalhada de produtos usados! yey). Canal no tubo

5. Kandee Johnson - Exemplo de gente que não tem medo de ser feliz! Usa o que gosta e se você não gostar azar, ela dá um jeito de fazer funcionar. Ela tem um jeito bem brincalhão, quase uma Alice Salazar da gringa. As vezes parece quase feliz demais, mas na verdade dá até inveja da positividade toda que ela transmite. Canal no tubo




E vocês? Tem alguém para me recomendar?

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Livros de Maquiagem

É sempre útil ter boas referências de imagens quando se trabalha com alguma área das artes e eu não perdi a oportunidade de comprar bons livros enquanto estava na França!



Recomendados pela própria Atelier Makeup eu comprei o Beauté du Siècle, mais conhecido como a bíblia da maquiagem. O livro faz uma retrospectiva desde a antiguidade até os tempos atuais e fala não só de maquiagem mas também de penteados, cosméticos, perfumes, e costumes da época. Afinal sabemos muito bem que moda/beleza não é algo que se inventa do nada, é um reflexo de um período e de uma sociedade. Nossos hábitos, vestimentas e padrões são uma resposta disso.  
O livro vem recheado de quadros antigos, fotos de ícones, capas de revistas, anúncios publicitários e ilustrações. Um prato cheio para quem realmente está interessado em um panorama da história da beleza. 

Outra boa compra foi o Grandes Dames du Cinema, com fotos de grandes atrizes desde o cinema mudo. As imagens são grandes então é ótimo para ver detalhes da maquiagem e acessórios. Comprei o meu exemplar de 2a mão em perfeitas condições por aproximadamente 10 euros. Uma barganha.



Paris tem livrarias incríveis e dá pra achar muita coisa por um preço super ok. A amazon.fr e a fnac.fr também indicam livros de 2a mão que estão disponíveis o que é bem bacana. A minha livraria preferida é uma especializada em BD (bande dessiné = quadrinhos em fr) pertinho do Centre Pompidou chamada Super Héros. Aproveite para comprar além dos bds incríveis quadros com gravuras dos quadrinistas.   

domingo, 1 de setembro de 2013

Antes de Dormir

Faz um bom tempo que eu não falo nada sobre produtos e rotina de limpeza/ cuidados com a pele, então queria aproveitar pra abordar o assunto de novo porque eu tenho refletido sobre e estou tentando melhorar minha rotina de cuidados.
Antes de voltar pro Brasil eu tinha visto esse vídeo das Pixiwoo entrevistando a Caroline Hirons e conversando justamente sobre cuidados com a pele que é a minha mais nova neura nesse momento.

Sempre acho um pouco complicado o assunto "pele" porque eu nunca sei realmente no que acreditar, tem tanta informação por aí que fica complicado saber o que é verdade, principalmente com um mercado tão competitivo que quer vender tudo para todos. Mas enfim, ceticismos a parte eu curti muito o procedimento de cuidados que a Caroline passou e como ela explicou o porque de tudo aquilo.

Ela basicamente bate na tecla da Hidratação o tempo todo e se pensarmos em clima europeu realmente faz todo o sentido, mas eu acho que as brasileiras ainda negligenciam muito essa etapa. Ok, clima tropical, quente, úmido etc.. mas pele hidratada não é equivalente de pele com acne tá? Eu quase morro de faniquito cada vez que vou maquiar uma bonitinha e ela fica querendo controlar na hora q eu vou passar um hidratante porque vai dar espinhas. Princípios básicos, quanto mais você ficar tentando ressecar sua pele mais ela vai tentar se proteger, produzindo excesso de oleosidade.

A pele é viva gente (ainda bem!), é normal ter que fazer um controle de brilho durante o dia e é normal ter a pele mais oleosa com o nosso clima, então sem neuroses com os hidratantes eles são amigos!

No vídeo tem comentários interessantes também sobre a famosa água termal, águas demaquilantes e óleos minerais. Bom, profissionalmente falando eu uso sim esses produtos, mas concordo com a opinião dela de banir esses produtos da sua penteadeira. A água termal eu acho que é a mais polêmica porque todo mundo adora usar esse trem e falar que hidrata a pele. Vamos lá, primeiro que todo mundo já está careca de saber que a hidratação vem primordialmente da quantidade de água que você ingere diariamente, segundo que os cosméticos só agem numa camada muito superficial da sua pele, são mais para impedir que a água saia. Eu até acho que a água termal realmente contenha propriedades que acalmam a pele etc, mas hidratar não (simplesmente porque a pele não absorve água igual esponja).

Enquanto eu me informo mais sobre o assunto deixo pra você os produtos que eu tenho usado e gostado bastante:



 O Normaderm Nuit da Vichy e a cera para unhas da Granado não são realmente novidades, eu já tinha comentado deles aqui ou no face mas super continuo usando e adorando.
Já o hidratante da Clinique, eu ganhei quando estava na França e usei bastante por lá porque é um creme para peles muito ressecadas, aqui eu uso só quando está muito frio mas não o abandonei não!

Outra salvação na minha vida foi o Cold Cream da Avène. Por causa do frio e de lavar muito as mãos quando estava na França, eu passei muitas semanas com as mãos muito detonadas, rachadas, sangrando, vermelhas, ardendo, um horror! Eu ganhei numa farmácia uma amostra do creme de mãos dessa linha Cold Cream e foi o único creme que não ardia insanamente quando passava na mão. Esse da foto é o para corpo que sai o mesmo preço do de mãos e vem o dobro, ele é só um pouco menos encorpado, perfeito aqui pro Brasil.

O tubinho da La Roche Posay (Hydraphase intense eyes) é um creme para olhos excelente, ele é quase um gel, fica super levinho na pele mas faz a funça! E eu realmente notei diferença nas minhas olheiras depois que comecei a usar.

E por último meu mais novo queridinho da penteadeira, o Ange à Fleur de Peau da Lush. A Lush pra quem não conhece é uma marca inglesa que faz produtos frescos a mão. Eles tentam ser o mais verdes possíveis, embalagens simples e recicláveis, produtos naturais sem conservantes, sem testes em animais, o pacote todo. Esse produto que eu comprei deles é uma pastinha esfoliante para limpar o rosto, ela é feita de uma pancada de óleos, lavanda, amêndoas etc. O que eu mais gosto dela (além de toda a vibe verde da marca) é que a pele realmente fica incrível, eu costumo usar no banho e a pele não sai repuxenta igual quando uso outros sabonetes pro rosto. E o perfume de lavanda é incrível.

Se você tiver alguma dica de balm para limpar a pele deixe nos comentários, estou super querendo sugestões!


sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Provins

Mantendo o espírito do passeio low cost lembrei de um outro rolê divertido, visitar Provins. Apesar da pronúncia quase igual não confunda Provins com Provance que é a região mais ao sul da França conhecida pelos campos de lavanda.

Patrimônio mundial pela Unesco a cidade de Provins é mais conhecida como a cidade medieval. Dentre suas atrações estão a visita a Tour César e a Feira Medieval.

A Tour César é uma atração paga mas vale muito a pena entrar e subir até o topo da torre, dá vista para a cidade inteira e você vê toda a estrutura da construção que é muito bacana, mas cuidado com alguns degraus traiçoeiros. Lá dentro tem também uma animação projetada nas paredes que conta a história da cidade e um pouco da vida medieval, muito bem bolada por sinal.



Para os fans de RPG ou simplesmente do período medieval a Feira é um prato cheio! Longe de ser uma feirinha com cara de "cospobre" os participantes não medem esforços e realmente incorporam seus personagens. Roupas feitas com muito capricho (e tecidos lindos), uma infinidade de armas, espadas, broches, acessórios em couro e prata, esculturas de dragões, anões e fadas, fogueira, danças típicas, comidas etc, etc. A maioria dos "souvenirs" são bem caros, eu dei sorte e encontrei um punhal incrível por 10 euros (pra coleção do meu irmão) e o feirante ainda me explicou um monte de coisas bacanas sobre cada tipo de punhal. Inclusive se você for muito fanático tem que conversar diretamente com os artesãos porque eles deixam muita coisa atrás dos balcões, só para colecionadores.


Um dos símbolos da cidade é uma rosa, a Rosa Gallica. Ela foi trazida em 1240 pelas cruzadas de Thibaud IV e com ela são feitos muitos produtos, principalmente alimentícios, como chás, geléias, balas, bolinhos.. etc. Não vou mentir o bolinho tem gosto de leite de rosas, mas se você gosta de perfume de rosas vai se esbaldar nos produtos de Provins.


Diquinha, Provins fica no final da última zona da Ile de France, então aproveite para visitá-la nos finais de semana e feriados com o seu super incrível Passe Navigo, sem pagar nada a mais no seu plano de transporte.

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Giverny

Se tiver a sorte de passar mais de 3 dias em Paris e tiver tempo de conhecer um pouco os arredores (além de Versailles) de uma passadinha em Giverny. A encantadora cidadezinha onde Claude Monet morou e pintou vários quadros maravilhosos. E sim, é lá que está o famoso jardim!

Quando você for procurar sua passagem de trem pela SNCF não se irrite quando não encontrar o trem direto para Giverny, você deve procurar pela cidade de Vernon, que é coladinha com Giverny. E não se esqueça de verificar possíveis reduções na tarifa do trem, dependendo da sua idade e número de pessoas.

Chegando em Vernon é tudo bem sinalizado para chegar na casa do Monet, daí existem 3 opções: Pegar a Navette até Giverny (vulgo Busão), que vai sair quase uns 10 euros ida e volta até a estação, ir a pé ou alugar uma bicicleta. Recomendo fortemente a bicicleta! O aluguel dela sai por volta de 14 euros, no meu caso como eu estava num grupo de 4 pessoas o senhorzinho fez um desconto e saiu cada uma por 10, que é praticamente o mesmo preço do ônibus e você acaba levando duas vantagens: Ver mais da cidade e da paisagem que é muito mais agradável pedalando e não ficar dependendo dos horários dos ônibus.



O senhorzinho das bikes vai te dar um mapinha e as direções, mas é muito simples e tem mais placas pelo caminho. Chegando em Giverny você estaciona a bike na porta de entrada da casa e compra seu ingresso. Tem meia para estudantes.

Aproveite ao máximo! O jardim é muito lindo e bem cuidado. Tem que ter um pouquinho de paciência para fazer as fotos porque todo mundo quer a foto na ponte e perto das ninféias. E não, não pode fazer piquenique no jardim e nem tirar fotos da parte de dentro da casa.

Se você for cedo pra lá ainda vai ter a tarde toda pra aproveitar e ver as outras opções turísticas da cidade, como a igreja da cidade e o Museu dos Impressionistas, inclusive dá pra comprar o ingresso para o jardim e museu juntos.



E pra hora que der aquela fominha ficam duas dicas: se for fome de beliscar tome o sorvete do carrinho na frente da casa do Monet, é muito bom! E se for fome pra almoço coma no restaurante do museu impressionista. Ele parece meio chique e caro de fora mas eu juro que é o melhor custo benefício pra uma refeição de todos os lugares que eu vi lá. Qualquer lanchinho + porção de batatas, ou café + croissant saem bem caros e você vai continuar com fome, enquanto no restaurante tem muito mais opções que vão sair praticamente pelo mesmo preço e numa apresentação linda demais.

Vou ressaltar ainda algumas informações práticas importantes! 1 - O jardim fecha durante o inverno, mas fica lindíssimo tanto na primavera quanto no outono. 2 - Sempre verifique os horários dos trens, geralmente o tempo entre um e outro é bem considerável. 3 - Se você não é muito ligado nesse tipo de passeio e está indo mais pra acompanhar alguém que quer muito ir fique tranquilo porque é um passeio rápido, mas deixe de ser chato e aproveite porque é lindo demais!



quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Pendências 2

O tema de hoje são pendências no Brasil.
Antes de partir para a França as minhas preocupações eram com: minha conta normal daqui, meu número de telefone, carteira de motorista e a votação.

Bom, sem grandes dramas dessa vez, foi tudo bem mais simples do que os perrengues em Paris.
Então vamos lá!

Conta Corrente
Eu deixei meu cartão de crédito internacional ativo para emergências, mas como não tinha planos de realmente utilizá-lo (por causa das taxas altas etc, é bem mais prático ter sua conta francesa certinha ou o VTM por exemplo) eu fazia alguma movimentação pequena a cada 3 meses pelo menos.

Telefone
Bom essa eu perdi né? Eu achei q seria possível reativar meu número quando chegasse mas num teve como. O chip tem que estar sempre ativo se não número é cancelado mesmo. Fazer o que né? Compra outro número e segue em frente.

Habilitação
Antes de eu partir estava rolando um boato que quem não renovasse a carta até um período x depois do vencimento teria que tirar a carta tudo de novo. Era mentira mas até eu ligar no poupatempo pra ter certeza que não era verdade bateu aquele suspense né? Cheguei aqui com a carteira já vencida marquei um horário no poupatempo, fiquei lá uma hora pra fazer tudo tudinho (impressões digitais, pagamento de taxas, exame médico, etc) e busquei minha habilitação no final do mesmo dia. Eficiência total!

Votação
Esse foi outro rolê que eu achei que ia ser muito mais complicado, mas felizmente não foi. É possível votar do exterior, mas caso prefira justificar o voto é bem simples. O prazo para justificação é de 30 dias a partir do dia da sua chegada, daí você preenche o formulário disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral, pega cópia e original dos documentos exigidos (também indicados na mesma página) e leva tudo no cartório eleitoral de onde você vota. Eles vão te dar um comprovante do pedido e dalí uma ou duas semanas você entra no site do TSE e confere a sua situação eleitoral.

Sem boi né?

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Pendências

Enrolei um pouco pra falar de outro assunto chato porque ainda estava superando a minha birra com ele, mas acho justo que todo mundo saiba como as coisas funcionam né? Super teria agradecido se alguém tivesse me avisado antes. Estou falando de todas as pequenas pendências tanto na hora de partir para o exterior quanto da hora de voltar.

Por exemplo, depois de todo o trabalho que deu pra fazer aquela conta na França você tem que fechá-la antes de ir embora, junto com vários outros contratos pelo caminho. Vou descrever pra vocês os casos específicos do que eu tive que correr atrás.

La Poste - a.k.a seu melhor amigo na França

BANCO - Bom, eu fiz uma conta no HSBC aqui no Brasil e o banco daqui encaminhou o pedido de abertura de conta na França. Eu fiz nesse banco porque ia ser o jeito mais fácil de transferir dinheiro e também porque eu estava com medo de não conseguir abrir uma conta lá sozinha por causa do meu tipo de visto. Se você for estudante de intercâmbio é mais fácil.
(Fiz a conta daqui e o pedido de abertura de conta na França meses antes de ir pra lá, não deixe pro último mês!)

Bom, para fechar a conta lá é preciso mandar uma carta pro banco avisando que você deseja fechar a conta e dentro de uma semana, 10 dias é pra ter tudo feito. Mas claro que não foi tão simples como a moça me explicou no telefone. No dia de ir embora eu liguei lá pra saber se tinha dado certo e o cara disse que eu pedi pra fechar a conta mas não pra cancelar o cartão. DÃ, na minha cabeça se num tem conta num tem cartão funcionando né? Pois é, pra França não, tem que pedir pra fechar a conta E cancelar todos os meios de pagamento. Eu tive que mandar também meu talão de cheque rasgado no meio pra provar que não tinha mais nenhum cheque pra descontar e de brinde mandei metade do meu cartão também pra num ter erro. Quanto ao dinheiro que está na sua conta, ou você saca, ou na carta pedindo o fechamento da conta você indica um RIB pra eles transferirem (é tipo o número da conta + chave de segurança, sem ele você não pode fazer depósitos, transferências, etc), de uma pessoa de confiança que te dê o dinheiro depois é claro.

TRANSPORTE - O contrato da Imagine-R foi o mais fácil de cancelar, no contrato deles tem falando bonitinho tudo o que precisa, se não me engano é a carta explicativa com a desautorização de futuros débitos em conta, uma cópia do seu novo endereço, da passagem de volta e dos documentos pessoais. A única coisa é que eles não aceitam cancelamentos nos últimos 3 meses do contrato. No mais é simples e a confirmação vem logo. 

CELULAR - Para mim a rescisão de contrato da conta de celular é a mais chata de todas. Sempre verifique ANTES de fazer seu contrato e comprar aquele celular novo incrível quais as condições de rescisão. Se por acaso a atendente não quiser fazer seu contrato de um ano ou mais porque seu visto não é para esse período tente um outro dia ou em outra loja. O meu eu até mostrei pra atendente e ela disse que não tinha problema.
Cada operadora tem suas regras então vou falar do caso específico da minha, a Bouygues Telecom. No caso de mudança para o exterior eles não cobram nenhuma multa, mas exigem muitos comprovantes e como foi super chato de achar tudo eu vou deixar a listinha pra facilitar a vida de vocês:
- comprovante de endereço (se não for no seu nome precisa do documento do titular e carta do respectivo)
- cópia da sua passagem com a data de partida
- cópia de novo contrato de trabalho, matrícula em instituição de ensino (qualquer coisa que confirme vínculo com algo respeitável no país de destino)
- carta de "attestation sur l'honneur" de alguém da sua família dizendo que você está voltando para casa. Esse modelo de carta específico é o que é aceito legalmente vamos dizer, então certifique-se de usar essa frase.
- carta explicativa
- cópia de documentos pessoais
As condições dá pra encontrar no site deles. A carta você manda para o endereço Service clients Bouygues Telecom, 60436 NOAILLES Cedex.

Para todos os casos acima: Sempre envie sua carta de rescisão com Accusé de Réception, ou seja, aviso de recebimento, só pra ser precavido mesmo.

Colocando por escrito não parece tanta coisa nem tão estressante, mas no meio da mudança, do estresse emocional e tentando aproveitar os últimos momentos em Paris é muito frustrante perder tempo procurando essas informações. E em defesa da França achei o atendimento via telefone do banco e da Bouygues muito bons, as pessoas eram simpáticas e pró ativas com seu problema.
Semana que vem eu ainda continuo nesse assunto mas focada na chegada no Brasil.

Palavras-chave para buscar modelos de carta na internet: Résiliation de contract, Clôture compte bancaire, Attestation sur l'honneur.



quarta-feira, 24 de julho de 2013

Passeio Low Cost

Já é notícia velha que muitas atrações em Paris são gratuitas no 1o domingo do mês, se você ainda não sabia, confira a lista aqui. Mas se bater aquela canseira da vida parisiense, do correria, do metro, etc, não desperdice esse dia ficando em casa de pijama!

Aproveite um 1o domingo do mês para conhecer uma cidadezinha chamada Fontainebleau. Ela está convenientemente localizada dentro da Île de France, ou seja, pegue seu incrível Navigo (que eu comentei no post passado) e vá até a  Gare de Lyon pegar o trem sem pagar nada a mais do que seu plano de transporte normal. Chegando em Fontainebleau você pega um ônibus que vai te deixar na frente do Château de Fontainebleau.


Esse castelo abrigou muitas famílias importantes durante oito séculos, dentro delas a de Napoleão Bonaparte. Em grande parte é isso que torna esse Château muito interessante, estão expostas além de grandes coleções de arte, armaduras de guerra, roupas da época, armas, mapas e até uma sala do Trono. E tudo isso gratuitamente no santo 1o domingo do mês. 

Ou seja, passeio perto, bacana e barato. No máximo você vai gastar com um almoço ou café e algum souvenir. (Inclusive se você for em pleno inverno como eu, a pausa pro café é obrigatória pra não congelar).

Se interessar, cola lá no site do Château para mais informações. 

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Dicas Práticas para Paris

Vamos falar de coisa boa agora? Fica aí uma listinha de boas dicas pra quem está indo pra Paris

P/ MORAR
1- Grupo Apeb do yahoo groups - Tem toooodo tipo de dicas sobre vistos, banco, vida em paris, convite para eventos culturais e acadêmicos e eventuais anúncios de apartamento, colocation (roomate), venda de móveis, etc. Foi assim que encontrei meu apê

2 - Grupos do facebook do Erasmus (programa de intercâmbio) - Também sempre tem anúncios de apartamentos, colocation, sous location (sublocação), além de MUITOS convites de viagens e festas dos estudantes.

3 - Fique esperto com as agências para encontrar sua futura casa. A taxa deles é bem alta (pelo menos 1 aluguel) e não funcionam igual as imobiliárias daqui. A que eu vi só te dava o telefone do proprietário, todas as transações de dinheiro e contrato era direto com a pessoa, ou seja, se é pra não ter segurança nenhuma pra fazer um acordo eu prefiro não pagar um aluguel inteiro a mais por isso.

4 - Esteja sempre atento com as condições da seguradora do apê. Os imóveis em Paris são muito antigos então basta você estar despreparado que vai estourar aquele cano do seu prédio, do nada sua parede toda vai mofar com seu armário e tudo que tem dentro, o vizinho vai resolver reformar a casa e quebra a sua parede junto e por aí afora. (Esses exemplos não são fictícios!)

5 - Procure saber se você tem direito aos subsídios da CAF que podem aliviar um pouco o valor do seu aluguel.



P/ SE DESLOCAR
1 - Independente de você estar indo para morar ou para fazer turismo em Paris, o cartão de transporte é sempre uma boa idéia, é prático e econômico. Opção A: Turismo - Na mesma máquina onde se compra os tickets do metrô tem uma opção lááá no final do "Navigo Découverte". Ele custa 5 euros e você pode carregá-lo por semana ou mês. Depois que pagar na máquina ela te dá um recibo e você retira o cartão num ponto de informação. (É mais um caso que os funcionários não podem aceitar o dinheiro vivo, como eu já tinha comentado antes, então a máquina faz a intermediação), Depois é só carregar e colocar nome e foto. Agora se você vai ficar menos de uma semana em Paris tem vários outros tickets que podem valer mais a pena, para um final de semana, para jovens... Só uma questão de se informar.
Opção B: Morar - Você pode fazer seu Navigo gratuitamente se tiver seu visto (original) e comprovante de endereço. Leve seus documentos até algum ponto de informação do metrô (em geral das estações maiores) e eles fazem o cartão na hora. Aí tem a opção de carregar por semana, mês ou ano. E se você tiver menos de 26 anos ainda tem a opção do Imagine-R, que é para estudantes. No ponto de informação eles te dão o formulário de inscrição. Com esse plano a tarifa mensal sai bem reduzida e ainda tem um monte de lojas associadas onde você tem desconto nos produtos apresentando sua carterinha Imagine-R.

BONUS: Os planos mensais e anuais do Navigo ainda tem mais uma vantagem bacana, nos finais de semana e feriados você pode circular livremente por todas as zonas da Île de France (zonas 1 a 5), isso inclui várias cidadezinhas interessantes para pequenos passeios.
- E em qualquer um dos planos é possível também comprar uma complementação de zona se por acaso você precisar ir para uma zona fora do seu plano. Porém é só para embarques imediatos.  

2 - Trens - Existe a tarifa jovem (até 25 anos) para comprar passagens de trens, que dá uma reduzida no preço. Para quem vai ficar mais tempo tem a carteirinha da SNCF que dá algumas vantagens também.

ESTUDANTES DE ARTES
- Paris foi feita para vocês! (até completar 26 anos pelo menos) Use e abuse da sua carteirinha de estudante em todos os museus e exposições que conseguir. As vezes você dá azar de pegar um funcionário que vai implicar se você não tiver visto mas no geral é pra dar certo. Não paguei pra entrar nenhuma vez no Musée d'Orsay, Versailles, Centre Pompidou (só coleção permanente), etc. Só o Louvre que realmente é bem rígido, se não for morador da união européia não rola. Mas como regra geral na vida, perguntar não ofende, no máximo eles vão bufar e fazer cara de nojo pra você.


Semana que vem eu vou postar algumas dicas de passeio e qualquer dúvida não hesite em enviar para o meu email. Boa semana para todos!

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Visa Français

Depois de toda a via sacra do consulado no Brasil chegou a vez da polícia francesa.
Enviei os meus documentos com o tal do formulário que me deram no Brasil (mal xerocado com umas palavras cortadas), direitinho como falava no papel - Recomendo a quem for pra França reservar uma parte do orçamento pra despesas do correio porque você não resolve quase nada vida internet/ telefone/ pessoalmente.

Recebi a resposta um pouco depois com um período de tempo pra me apresentar na OFII (Office Français de l'Immigration et de l'Intégration) com mais documentos X e dava os horários de atendimento (errados em 1h por sinal). Fui o quanto antes lá tentando não perder minhas aulas e como haviam me indicado o horário errado na carta cheguei quase 1h mais cedo. Já tinha um mocinho lá esperando mas ele também estava com cara de que num sabia nada então eu entrei na sala pra pedir informação. As 4 funcionárias que estavam lá quase jogaram coisas em mim pra eu sair da sala porque ainda não estava aberta, bufaram (costume muito francês) eu pedi desculpas e saí.

Bom, uma hora mais tarde já estava rolando uma boa fila de pessoas pra serem atendidas quando chega uma das funcionárias falando que queria 3 filas e explicou pra que era cada coisa. As pessoas saíram quase correndo e daí toda a ordem de chegada se perdeu, depois ela foi passando de um por um pra confirmar se todos tinham o passaporte com o visto. Nesse momento ela viu que meu visto não era de estudante e me mudou pro fim de uma outra fila. Uns 30 minutos depois a moça me chama na mesa dela e fala que meu visto não era o bom visto, que eu deveria ter um visto de estudante. Me deu o endereço do órgão superior deles e mandou eu enviar uma carta (ha que surpresa!) com mais Y documentos e explicar tudo o que aconteceu desde o Brasil.

Mandei a bendita carta já esperando o pior né? Ter que refazer o visto, ter que fazer tudo a distância, sei lá. Na resposta não tinha nenhuma explicação, só a hora/ data pra me apresentar no Ofii pra fazer o exame médico e entregar os selos fiscais no valor do seu visto. - A França tem um lance de não receber dinheiro vivo através de funcionários dos órgãos do governo, então sempre tem uns intermediários,  você não chega lá no escritório da Ofii e paga a taxa igual no consulado no Brasil, tem que ir numa Tabac (tabacaria) e comprar os selos (igual de carta mesmo) no valor que você deve pra fazer o visto e é isso que você entrega no dia da sua "entrevista". - mais pra frente vou dar outros exemplos disso. Essa taxa é uma coisa que você não necessariamente vai pensar que é necessária porque se você já pagou taxa no Brasil pra te darem um visto pra que vai ter que fazer outro? Eu também não sei, mas tive que fazer e ganhei outro visto no passaporte (como se um validasse o outro). E nisso pode morrer uma quantidade significativa do seu suado dinheirinho então fique esperto! Quem quiser conferir os valores entre aqui.

No dia da "entrevista" em si nem foi tão ruim, atrasou um pouco mas foi bem menos penoso do que eu imaginei. Você chega lá, eles vão chamando pelo nome pra fazer exame médico (raio-x do pulmão e conversar com o médico), inclusive o médico que me atendeu era super simpático! E depois entrega os selinhos, a moça cola o visto no passaporte e tanaann! Acabou! No meu caso isso foi no final de novembro, sendo que comecei o processo final de setembro.

Enfim, só queria dar uma perspectiva real do que esperar desse processo todo e contar como foi minha experiência. A França é ótima, o Brasil também, mas lidar com consulados e afins não é nem um pouco.
Da próxima vez eu prometo que vou falar de coisas mais bacanas e interessantes de se fazer na França!

E se você vai enfrentar esse processo todo ae, força e boa sorte!

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Favor trazer a cópia e o original:

Hora de falar da parte chata.

Depois do momento lindo em que você decidiu fazer escola de maquiagem vem a primeira dose de realidade, como fazer chegar na França? e legalmente!
A pessoa então vai no site do Consulado da França procurar informações sobre o procedimento do visto, já que para ficar mais de 3 meses na europa é obrigatório ter um visto. A primeira hipótese foi: estou indo para estudar, logo visto de estudante. Só que nunca é tão simples como parece né?

Já estava preenchendo formulários online no Campus France, órgão que faz a documentação para estudantes na França, quando encontrei alguns campos que não estavam muito claros pra mim, então liguei lá para tirar dúvidas. Acabei descobrindo que eles não pudiam aceitar a escola que eu tinha escolhido na França por não ser uma "instituição de ensino reconhecida", ou seja, não era uma universidade. Me indicaram fazer o procedimento de Visto de Visitante de Longa Duração. 


Voltei ao site do consulado para procurar o tal do visto e descobri que tem uma enorme variedade de tipos de vistos possíveis, dentre eles o tal do visitante de longa duração com uma lista considerável de documentos exigidos. Entre eles estavam pelo menos 2 que eu não fazia a menor ideia do que fossem, então liguei para pedir informações porque o e-mail deles não dava resposta nunca (porque estava marcado errado).

Descobri que a lista de documentos do site estava desatualizada há anos e vários documentos tinham mudado. E depois de ligar mais umas 3 vezes pedindo novas informações (do tipo, ok vocês querem uma carta motivacional em francês, mas a carta da declaração de sei lá o que tem que ser em francês também ou não? etc etc), eles finalmente atualizaram a lista do site.

Bom depois de preencher o formulário, escrever as cartas (que tem modelos bastante específicos porque a França pira numa carta), reunir todos os comprovantes do mundo, comprar passagem, seguro saúde e tirar cópia de todos os documentos pessoais você pode agendar via internet o dia para entregar os documentos no consulado mais próximo.

OBS: Nada realmente garante que você vai conseguir seu visto, então todo o dinheiro investido na sua matrícula, passagem, seguro, reserva de hotel e taxa pra obter o visto é por sua conta e risco.

Quem já teve que passar por um procedimento de visto sabe que não é a experiência mais agradável na vida, as pessoas que te atendem geralmente estão mal humoradas, duvidam dos seus motivos, procuram falhas no seu dossiê e honestamente tem muita má vontade em te dar informações sobre qualquer coisa.
Além de tudo isso eu tive o desprazer de ouvir coisas como: " Mas você é muito nova pra pedir esse visto!", "Mas por que você não vai estudar numa universidade que tem a ver com a sua área?", "Por que você não escolhe um curso que vai te dar um diploma?". Enfim, isso entre outras coisas. 

DICA 1: Faça sua parte e vá com todos os documentos solicitados e com os que você achar que eles possam eventualmente pedir. 

DICA 2: Fique calmo, não perca a razão por mais descabidas que sejam as perguntas que eles façam porque no final das contas são eles que vão processar o seu dossiê, então péssima ideia ser mal educado.

Terrorismo a parte dos funcionários se você levar tudo bonitinho não há motivo pra se preocupar. Em aproximadamente 15 dias você pega seu passaporte de volta com um visto bonitinho colado nele e no meu caso, um novo formulário pra entregar na Polícia Francesa assim que chegasse, mas essa parte fica pro próximo capítulo.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Destination: Brésil



Tão rápido se passou meu curso e cá estou eu em terras brasileiras mais uma vez. 
Essa foto é o resultado da última etapa do curso, criação e aplicação de próteses feitas sob medida e comigo estão minhas duas queridas assistentes e modelo. (Inclusive obrigada mais uma vez pela colaboração, paciência e bom humor de todas vocês). 

Como não faz nem uma semana que eu voltei ainda estou me reajustando ao fuso horário, arrumando toda a bagunça que eu trouxe pra cá, além de correr atrás daqueles últimos pepininhos a resolver tanto aqui quanto os que ainda se arrastam da França. Porém estou animada e me organizando para começar a fazer coisinhas bacanas!

Fiquei muito feliz durante a minha estadia em Paris que várias pessoas entraram em contato comigo pedindo informações sobre o curso da Atelier, inclusive lá na escola encontrei com muitos brasileiros procurando saber mais da formação etc. Fiquem a vontade para me mandar perguntas via e-mail, comentários aqui no blog e mensagens no face. 

Agora, eu sei que eu publiquei várias informações sobre as escolas, comparando etc, mas eu ainda não comentei nada sobre o duro processo de conseguir chegar em Paris e fazer esse curso, que vai ser o tema do meu próximo post. 

Enfim... depois de 9 meses de formação posso com a mais absoluta certeza afirmar que essa foi a melhor escola de maquiagem que poderia ter existido pra mim. Considerando a qualidade do ensino, dos materiais, da estrutura e dos profissionais que nos proporcionaram um ambiente e astral geral na escola que me fizeram me sentir acolhida, respeitada e que me ensinaram muito mais coisas do que eu poderia ter imaginado. Obrigada Hélène Quillé, pela sua escola e pela sua equipe incrível. 

domingo, 12 de maio de 2013

Reta Final

Está chegando o difícil momento de dizer adeus.
Daqui aproximadamente 30 dias meu curso chegará ao fim, mas apesar de não ser muito tempo tem muito trabalho a ser realizado! O último módulo da formação é criação de próteses, feitas sob medida.

Muito em breve também entregaremos nossos portifólios com o melhor do que fizemos durante o ano todo, incluindo as fotos feitas na escola, estágios e pequenos trabalhos que foram aparecendo, para uma banca que vai fazer uma apreciação dos nossos trabalhos e a avaliação final antes de recebermos o certificado do curso.

Assim que tudo isso passar espero mudar algumas coisas aqui no blog e na página do facebook, em termos de conteúdo, layout, etc. Ainda está um pouco complicado de divulgar imagens (porque não posso colocar nada das demostrações, obviamente) e também porque como tem essa banca pela frente eu quero ter algumas imagens em exclusividade para mostrar e só depois eu vou criar um portifólio online mais bacana com as imagens do que eu tenho feito por aqui.

Esse post é só pra não deixar o blog tão abandonado mesmo, logo eu vou poder compartilhar coisas mais interessantes e dividir mais da minha experiência aqui em Paris, mas no momento realmente ainda está complicado.

Até breve e com notícias mais empolgantes eu espero!

sábado, 16 de fevereiro de 2013

50% concluído

Ainda não estou acreditando que já passou metade do curso! 
Esse mês acabamos a parte de beleza corretiva, retrospectiva e looks de moda, que é a base mais importante, e começamos maquiagem de teatro! 

Foi bom dar essa mudada radical na maneira de trabalhar porque antes estávamos praticando muitos detalhes, bons acabamentos, enfim, todas as nuances e sutilezas possíveis e imagináveis. De repente a gente está carregando na base, passando camadas e mais camadas de pó e aprendendo pequenos truques para fazer bons makes teatrais. 

O nosso programa agora segue em mais 2 semanas de maquiagem para teatro, depois 3 de maquiagem artística e body paiting, 1 mês de cinema e para terminar criação e aplicação de próteses e efeitos especiais.

É um ritmo bem intenso de aprendizado, o que é bom porque a cada dia vamos percebendo as mudanças no nosso traço e sentindo confiança de que conseguimos realizar um bom trabalho!

Eu queria muito colocar mais fotos pra vocês mas fica complicado porque não podemos divulgar as imagens das demonstrações e eles falaram tanto de tomar cuidado com o que publicar na internet que eu basicamente não tenho postado nada! ehehhehe estou passando por um processo de rever tudo que eu tenho na página do face, etc, mas ainda não decidi o que fazer...

Mas nada me impede de compartilhar um exercício super legal que fizemos no 1o dia de maquiagem de teatro: exercício de envelhecimento! O sr. boneco antes e depois


 

Esse é um exemplo do porque eu gosto tanto da Atelier, eu não sei se muitas escolas por aí tirariam um dia pra dar uma aula de escultura. E é um ótimo exercício pra visualizar bem as áreas do rosto que vão mudando, onde a luz bate, onde criam-se sombras naturais etc. Garanto que foi muito melhor do que muitas aulas de escultura que eu tive na faculdade...